Agricultura inteligente é o futuro. Veja o motivo.

Photo of an smart agriculture setup

A IoT está diminuindo a carga de uma das profissões mais antigas e trabalhosas do mundo: o cultivo agrícola. É esperado que o mercado de agricultura inteligente dobre até 2030, conduzido pela chegada de fazendeiros que entendem de tecnologia e estão otimizando métodos tradicionais de agricultura com novas ideias e tecnologias poderosas.

O que é agricultura inteligente?

A agricultura inteligente — também conhecida como tecnologia agrícola — consiste no uso de tecnologias como a IoT para aprimorar a eficiência de uma operação agrícola, como aumentar a quantidade e a qualidade da colheita, enquanto reduz os recursos necessários para crescê-la. Dependendo da fazenda, a agricultura inteligente pode melhorar o rendimento, aprimorar o armazenamento e evitar perdas na colheita, otimizar a irrigação, reforçar a segurança para trabalhadores da fazenda e muito mais.

Embora múltiplas tecnologias podem estar em jogo em uma operação de agricultura inteligente, geralmente, a IoT é a principal condutora. Dispositivos e sensores conectados são instalados por toda a fazenda para monitorar a precipitação, evaporação, umidade do solo, temperatura e muito mais. Usando a conectividade de celular ou de satélite, fazendeiros podem garantir uma transmissão de dados estável desses dispositivos e sensores de IoT à plataforma de nuvem de sua preferência. Isso permite que fazendeiros gerenciem sua operação à distância e monitorem parâmetros chave. Quando surgem problemas, fazendeiros podem ser notificados rapidamente e atuar conforme a necessidade, auxiliando para garantir uma colheita otimizada.

Por que a agricultura inteligente é necessária?

Picture of cows resting in a farming field

Mesmo com a diminuição da taxa de crescimento da população global nos últimos anos, a população ainda está aumentando. Isso, combinado com o impacto negativo das mudanças climáticas no rendimento das colheitas, quer dizer que os fazendeiros precisam produzir mais comida.

A tecnologia está ajudando os fazendeiros a produzirem mais com menos, possibilitando que eles tenham maior controle do gerenciamento das plantações e do rebanho de uma maneira jamais vista. Ao monitorar com precisão cada elemento específico de uma plantação ou de um animal, os fazendeiros podem experimentar diferentes métodos para determinar qual traz o melhor rendimento.

Ter uma compreensão baseada em dados dos melhores recursos necessários para maximizar a produção pode ajudar a reduzir o desperdício desnecessário ao mesmo tempo em que informa a aquisição de recursos relacionados à plantação, como pesticidas. Também pode reduzir os custos com mão de obra, já que os fazendeiros podem contar com os sensores de dados remotos em vez de inspeções presenciais.

Como a tecnologia ORBCOMM pode ajudar

Photo of a farmer walking through a crop

Nossa rede global com mais de 400 distribuidores de valor agregado e integradores de sistemas usa a tecnologia pioneira da ORBCOMM para desenvolver soluções de IoT em agricultura, recursos naturais, mineração, serviços públicos e muito mais.

Por meio de nossos parceiros de revenda, proporcionamos tudo o que fazendeiros precisam para colher os benefícios de uma operação de agricultura inteligente: conectividade global satélite-celular, hardware potente e software intuitivo.

Quer saber mais sobre soluções de agricultura inteligente guiadas pela tecnologia da ORBCOMM? Assista o nosso webinar gratuito sob demanda “Harvesting Opportunity in the Smart Agriculture Revolution” (Oportunidade de colheita na revolução da agricultura inteligente) e aprenda:

  • Algumas das oportunidades no espaço da agricultura inteligente hoje
  • O impacto que a IoT está tendo na agricultura
  • Como nosso distribuidor de valor agregado Zeus Agrotech usa a tecnologia ORBCOMM para criar soluções de agricultura inteligente

Get started with ORBCOMM

Digitalization is transforming industrial operations around the globe. Learn how ORBCOMM solutions can optimize yours.
Get a Tailored Quote